Oi povo! Faz seeeeeeeeculos que eu nao escrevo aqui... e pra falar a verdade so to escrevendo porque minha mae fica pedindo, mas ok haha A ultima vez que eu escrevi aqui foi em novembro, e muuuita coisa aconteceu desde la. O ingles melhorou, o portugues piorou, conheci gente nova, lugares novos, amadureci (MUITO) mais, e por ai vai.. Vamos as newsss:
Logo depois da Black Friday (que foi a ultima coisa que falei no post anterior), nevou pela primeira vez aqui em Michigan. Foi dia 1 de dezembro, lembro como se fosse ontem =) Acordei de manha e o chao tava todo branquinho, ai fui la tirar foto e bla bla bla. No colegio nao se falava de outra coisa, e depois da aula a Carol veio aqui em casa e a gente ficou tirando foto e fizemos nosso primeiro anjinho na neve. Eu ja tinha visto neve mas nunca tinha morado em algum lugar com neve, e eu ADOREI. Quer dizer, nos primeiros dois meses, nao to curtindo neve na primavera nao haha Eu gostei da neve porque tem um monte de coisa legal pra fazer com ela, da pra ir escorregar (tipo esquibunda so que na neve), aprendi a esquiar, da pra andar de snowmobile, etc. Inverno aqui eh muito mais frio que no Brasil, so que muito mais legal tambem. Eu consegui tirar proveito da neve e me divertir :)
Acho que depois disso veio o Natal. No Natal minha amiga da espanha, a Patricia, veio morar com a gente por uns 4 dias. Ela tava trocando de host family e nao tinha com quem ficar, entao minha famila hosteou ela por um tempinho. Eu achei o Natal daqui bem sem graca. Eles comemoram dia 25 de manha, e dia 24 nao tem nada, so um jantar mais "especial". Entao a gente nao fica naquela expectativa, e nao tem cara de Natal. Mas eles me deram um monte de presente, entao ate que foi legal. Dia 25 de manha o Josh acordou todo mundo com a vuvuzela que ele comprou do Brasil, ai todo mundo foi pra perto da arvore abrir os presentes.
Depois disso eu fui pra Chicago com a minha familia e encontrei meu pai minha mae e o Andrei la. No primeiro dia fiquei so com a minha host family, depois meus pais nos encontraram la. Ficamos visitando a cidade, andando pra la e pra ca, e nos dias que meus pais tavam la a gente jantou com a minha host family. Levamos eles no Fogo de Chao, e eles amaram!! Nao param de falar isso ate hoje, o Mark fala que foi uma das melhores refeicoes que ele ja comeu. Dizer tchau pra minha familia de novo foi bem dificil, mas nem se comparou com o comeco. Cheguei em Hudsonville e ja fui sair com meus amigos, entao nem deu tempo de ficar muito triste nao. E foi muito bom porque diminuiu muito a saudade que eu tava deles.
Depois disso teve o ano novo, que eu passei em Grand Rapids. O Good Charlotte tava fazendo um show aberto la em downtown, e eles tinham uma copia daquela bola que cai em NY. Fui la com uns amigos e apesar de ano novo nos EUA ser SUPER sem graca, o meu ate que foi bom. Ninguem brinda, nao tem tradicao de tipo comer uva ou essas coisas, e o pra eles eh um dia normal, como qualquer outro. Mas eu e a Carol brindamos de guarana e finjimos que estavamos pulando as ondinhas hahaha
Ah eu esqueci de falar que durante tudo isso a gente tava de ferias, e quando voltamos as aulas ja era um novo trimestre. Ai minhas aulas eram espanhol, economics, us history, quimica e algebra. Foi o meu melhor trimestre, so tinha aula facil, nunca tinha homework e tinha amigo em quase todas as aulas. E nao so no colegio, mas no geral o segundo trimestre foi o meu melhor aqui. A Katie ainda tava aqui, eu saia direto com meus amigos, nao tava com a menor saudade do brasil e me diverti pra caramba. O problema sao os quilinhos a mais que eu ganhei, porque esse foi o trimestre que eu mais engordei mas isso ja eh outra historia hehehe
Durante o segundo trimestre nao teve nada de muuito importante, eu comecei a sair muito mais, fiz bem mais amigos, e ficava o tempo todo aproveitando a neve. Eu tava no ski club, aprendi a esquiar, e AMEI! Ah, eu tambem vi o Lake Michigan congelado e eh demaaaaaais! Foi uma das coisas mais lindas que eu ja vi, eu andei em cima de uma onda, fiquei em baixo de uma onda congelada, foi MUITO legal :)
No segundo tri eu tive outra danca do colegio, chamada Snow Ball, que eh tipo um homecoming de inverno. Mas quase ninguem vai porque eh de dia dos namorados, e quem nao tem par normalmente nao vai. Eu fui com a Carol, dois brasileiros e mais uns americanos. Foi bem legal, mas tava meio vazio. E em Fevereiro a Katie foi pro Brasil, e eu achei que fosse ficar bem pior sem ela. Os primeiros dias foram ruins, claro, mas ja to super acostumada a nao ter mais uma irma aqui, e o fato de nao ter ninguem da minha idade em casa me fez fazer mais amizades, e sair bem mais.
Agora eu ja to no terceiro trimestre e minhas aulas todas mudaram novamente. Estou tendo government, espanhol, ingles, quimica e explorando a cultura francesa. Eu odeio essa da cultura francesa, porque a professora eh uma bitch que me odeia. Acho que ela fica pegando no meu pe por eu ser brasileira, ou seila qual o problema dela comigo...mas a aula ate que fica legal porque a Carol e a Patricia (que sao minhas melhores amigas aqui) estao nela. E eu comecei a jogar futebol pro colegio, e to gostando mais ou menos. Eu sou a pessoa menos esportiva do mundo, entao pra mim eh um sofrimento ter que treinar todo dia, por duas horas haha mas eh legal porque eu to fazendo um monte de amizade, e nao fico so em casa fazendo nada, eu me ocupo, o que faz o tempo passar mais rapido. Nao que eu queira que passe mais rapido...well, kinda haha
E eu tive o spring break tambem, que eh uma semana sem aula durante a primavera. Praticamente todo mundo vai pro sul porque eh mais calor, mas a minha familia nunca viaja, entao eu acabei ficando em Michigan mesmo. Mas pra compensar a Paula veio pra ca, ela passou uns 5 dias aqui em casa, e foi otimo. Colocamos o papo em dia e matamos a saudade :) Eu fui la na cidade dela buscar ela e acabei conhecendo a familia e o namorado dela tambem. E esse final de semana eu tenho a Prom, que eh uma outra danca do colegio mas so para Juniors e Seniors. Eu vou com um grupo enorme de amigos e a gente vai tipo numa limosine. To muito animada, ja tenho vestido, par, ja sei o que vou fazer no cabelo, entao so falta chegar sabado! :)
E agora eu so tenho mais 5 semanas aqui, da pra acreditar? O tempo passou VOANDO, parece que foi ontem que eu cheguei no mini aeroporto de Grand Rapids e conheci minha familia. Eu lembro de quando faltava cinco semanas pra eu vir, e agora falta cinco semanas pra eu ir embora. Nao vou dizer que nao estou feliz por voltar, porque eu estou sim. Vivi muita coisa aqui, conheci pessoas que eu vou lembrar pro resto da vida, mas ta na hora de acabar com a brincadeira de intercambio e voltar pra vida real. O sonho ta acabando, e olhando pra tras valeu MUITO a pena. Aprendi coisas aqui que eu nunca iria aprender em nenhum outro lugar, passei por momentos muito dificeis que me fizeram amadurecer uns 15 anos. E passei por momentos muito bons tambem, e vou ficar agradecida por cada pessoa que fez esses 10 meses um dos melhores da minha vida. Conheci pessoas de uns 15 paises diferentes, consegui me comunicar e encontrar semelhancas com todas elas. Aprendi que brasileiro eh o povo mais barulhento e feliz do mundo. Senti uma falta gigante de feijao arroz e bife, mas experimentei coisas que sao melhores e que vao fazer uma falta maior ainda. Vi que o mundo eh muito maior do que eu imaginava, e quebrei varios preconceitos que eu tinha. Aprendi a diferenca entre japones, chines e coreano. Aprendi que fumar com 12 anos na Espanha eh super normal, e que brasileiro tem a boca mais suja do mundo. Ensinei pra muita gente que o Brasil nao tem macaco na praia, que nos temos McDonald's, e que nos nao ficamos na Europa. Descobri que nem todo americano come fast food, e que eles realmente tentam lutar contra essa fama de pais da obesidade.
Aprendi que ter um irmao de 12 anos e nao poder responder/brigar com ele eh muito dificil, mas nao eh impossivel. Ganhei uma segunda familia com filhos que eu posso chamar de meus irmaos, e que vao estar pra sempre na minha vida. Aprendi que as regalias de ser intercambistas sao muito boas, mas nao duram pra sempre. Pela primeira vez na vida eu dei o valor merecido a minha familia e meus amigos no Brasil, e vi que nao conseguiria viver sem eles. Parei de reclamar da politica do Brasil, e sim reconhecer as maravilhas do meu pais. Aprendi que um tempo so pra mim eh necessario. Vi que sou capaz de fazer muito mais do que eu pensava, e que todo mundo precisa ser cara de pau de vez em quando. Aprendi que se voce nunca perguntar, vai ser sempre um nao. Conheci americanos que ja me amavam so pelo fato de eu ser brasileira, e outros que queriam distancia de mim pelo mesmo motivo. Criei expectativas sobre muitas coisas e quebrei a cara, nao criei expectativas sobre muitas outras que acabaram sendo minhas melhores lembrancas.
E aprendi acima de tudo, que eu nao preciso de mais ninguem alem de eu mesma pra resolver meus problemas e superar meus desafios. E que eu tenho muito orgulho de ser chamada de brazilian, e ter um pais maravilhoso como o Brasil pra chamar de MEU!
ps: nao sei se vou chegar a escrever aqui de novo, talvez escreva na minha ultima semana, or something like that. Um beijo e um abraco, vejo todos voces em cinco semanas :))
Francine, isso que você escreveu foi a coisa mais linda que eu jamais pensava ler escrita por um neto. Você disse tanta coisa importante que eu acho que valeu a pena ter saudade de você tanto tempo. O vô aqui e a vó Janda têm muito orgulho de sua neta. Quase choramos.
ResponderExcluirUm beijão da vó Janda e do vô Mário
Caramba, Francine, vc não amadureceu 15 anos, amadureceu 30. Estou impressionada. E tb muito orgulhosa. Confesso que tb quase chorei. Parabéns, guriazinha e seja bem-vinda de volta.
ResponderExcluirBjs
Tia Pilocha